Conheça os sintomas dessa doença que acomete tantas mulheres.
Os sintomas da endometriose incluem:
- Dor
A dor é o sintoma mais comum. Mulheres com endometriose podem sofrer diferentes tipos de dores, como:- Cólica menstrual muito dolorosa. Essa dor piora com o passar do tempo.
- Dor crônica na região lombar e pélvica.
- Dor durante ou após a relação sexual. Essa dor normalmente é descrita como uma dor “profunda” que é diferente da dor que a mulher sente na entrada da vagina quando a penetração se inicia.
- Dor intestinal.
- Movimentos intestinais dolorosos ou dor ao urinar durante os períodos menstruais. Em casos raros, as mulheres podem também encontrar sangue nas fezes ou na urina.
- Sangramentos ou corrimentos entre os períodos menstruais. Isso também pode ser causada por outras doenças que não a endometriose. Caso o sintoma ocorra com frequência, recomenda-se consultar um medico.
- Infertilidade ou impossibilidade de engravidar.
- Problemas (digestivos) estomacais, incluindo diarréia, constipação, inchaços ou nauseas, principalmente durante os períodos menstruais.
E quais são as causas da Endometriose?
Ninguém sabe ao certo o que causa a endometriose. Pesquisadores estão estudando as possíveis causas:
Problemas com o fluxo menstrual
O fluxo menstrual retrógrado é a causa mais provável da endometriose, que acontece quando o sangue menstrual, ao invés de sair do útero pela vagina, segue em direção às tubas uterinas e cavidade pélvica, espalhando-se sem ter por onde sair na menstruação.
O sangue menstrual contém células do endométrio e quando elas atingem outros órgãos como ovários, intestino ou bexiga aderem às suas paredes, crescem e sangram durante a menstruação, causando muitas dores.
Algumas mulheres podem ter o fluxo menstrual retrogrado sem desenvolver a endometriose, isso é normal, pois o seu sistema imunológico é capaz de impedir o crescimento das células do endométrio em outros órgãos. Em algumas isso não acontece e levando ao aparecimento da endometriose.
Fatores genéticos
Como a endometriose ocorre em famílias, ela pode ser herdada nos genes.
Problemas no sistema imunológico
Um sistema imunológico defeituoso pode falhar na localização e destruição do tecido endometrial que cresce fora do útero. Distúrbios do sistema imunológico e certos tipos de câncer são mais comuns em mulheres com endometriose.
Hormônios
O hormônio estrogênio aparece para promover a endometriose. Pesquisas investigam se a endometriose é um problema com o sistema hormonal.
Cirurgia
Durante um procedimento cirúrgico na região abdominal , como uma cesariana ou histerectomia, o tecido endometrial pode ser coletado ou movido por engano. Por exemplo, tecido endometrial tem sido encontrado em cicatrizes abdominais.
Fontes: womenshealth.gov e tuasaude.com
É necessário realizar o diagnóstico com um médico especialista para que seja analisado o estágio da doença e realizar o tratamento adequado, sobretudo naquelas mulheres com desejo de engravidar.
A equipe do Cegonha Medicina Reprodutiva, Instituto de Saúde da Mulher (ISM) e do Sigma Ultrassom possuem os melhores profissionais para diagnosticar e tratar a endometriose.
Agende sua consulta. Cuide de você.
Leia também:
Endometriose? Que doença é esta?
Como a endometriose pode afetar a sua fertilidade?