A Injúria Endometrial: o que é e quais os seus impactos?
A Injúria endometrial é um procedimento realizado para ferir intencionalmente o endométrio em mulheres que desejam engravidar. Acredita-se que essa injúria possa de alguma forma aumentar a chance do embrião se implantar e, portanto, de gerar uma gestação.
Não está provado qual é o processo biológico que pode levar a um aumento da probabilidade de gravidez.
Uma teoria é que a injúria causa algum tipo de resposta inflamatória no endométrio, semelhante a um arranhão em qualquer outra parte do corpo. Pode ser que a resposta de cicatrização após o arranhão melhore o ambiente do endométrio e torne mais provável que um embrião se implante.
É importante também considerar possíveis eventos adversos deste procedimento (efeitos indesejados). Infelizmente, apenas um estudo relatou dor durante o procedimento, que foi uma média de 6 em 10 em uma escala de dor de 10 pontos. Os médicos que recomendam este procedimento devem ponderar entre os benefícios sugeridos e os riscos potenciais.
Sobre as últimas descobertas
Segundo pesquisadores da Nova Zelândia, a realização do procedimento conhecido como Injúria Endometrial não aumenta as chances de ter um bebê após Fertilização in vitro (FIV).
O estudo foi realizado com 1394 mulheres que fizeram a FIV. A frequência de nascimentos foi de 26,1% e foi igual nos dois grupos comparados, mulheres que fizeram a Injúria e mulheres que não fizeram este procedimento.
A taxa de gestação clínica, ectópica, gravidez múltipla e abortamento não diferiu entre os dois grupos.
A análise de subgrupos específicos de pacientes também não demonstrou nenhuma população que se beneficiou do procedimento.
Fonte: Medical Press, 24/1/2019
A equipe do Cegonha Medicina Reprodutiva, possue os melhores profissionais para os tratamentos de reprodução humana assistida.