Informação de qualidade pode salvar vidas!
A Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida em parceria com outras sociedades apoiadoras criou a Campanha “Gravidez em tempos de Zika” para informar as pessoas sobre os cuidados e dúvidas relacionadas ao assunto.
O objetivo da campanha é levar informações de qualidade e cientificamente comprovadas para ajudar as pessoas que querem engravidar no seu melhor momento de vida e também salvar vidas.
No site da campanha encontrará respostas para suas perguntas e incertezas com relação à gravidez em tempos de Zika vírus.
Acesse e #vamosconversar!
Mas afinal, o que é o Zika Vírus e como é transmitido?
O Zika Vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti (agente transmissor da dengue e da febre chikungunya) e o Aedes albopictus.
Em 1954 os primeiros casos em seres humanos foram relatados, na Nigéria. No Brasil os primeiros casos de Zika vírus foram notificados em 2015, na Bahia e no Rio Grande do Norte. Atualmente, sua presença já está documentada em cerca de 70 países.
Pode ser transmitido também pelo contato sexual, transfusão de sangue e da mãe para o feto durante a gestação.
Sintomas
Os mais comuns são febre, erupção cutânea, dores nas articulações, conjuntivite, dores musculares e dor de cabeça. Mas, na maioria das vezes é assintomático (não tem sintomas).
Ainda com dúvidas?
Agende sua consulta no Cegonha: 31 2534-2710