O uso de adoçantes artificiais na dieta podem afetar negativamente as chances de sucesso na FIV
Adoçantes artificiais encontrados em refrigerantes podem reduzir a fertilidade feminina, sugere um estudo.
Pesquisas apresentadas no Congresso Científico da American Society for Reproductive Medicine (ASRM) mostram que adoçantes artificiais e açúcar encontrados nas dietas das mulheres podem afetar negativamente suas chances de sucesso na FIV. No entanto, os especialistas dizem que as conclusões não devem ser elaboradas até que todos os detalhes do estudo estejam disponíveis.
“O estado de boa saúde, incluindo uma dieta saudável, é essencial para o sucesso da FIV. Precisamos educar nossos pacientes sobre pesticidas e adoçantes”, disse o Dr. Owen Davis, presidente da ASRM, que não estava envolvido no estudo.
Dados da Universidade Federal de São Paulo
Entre 2012 e 2014, pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo entrevistaram 524 mulheres sobre seus hábitos nutricionais antes de submeterem-se à FIV com o tratamento de injeção intracitoplasmática de esperma (ICSI). Em seguida, compararam estas respostas com as observações de qualidade dos óvulos e embriões dos 5.548 oócitos que foram recuperados deste grupo.
Eles descobriram que as mulheres que bebiam regularmente refrigerantes diet ou usavam adoçantes artificiais em seu café apresentaram uma diminuição da qualidade do óvulo, qualidade do embrião e taxas reduzidas de implantação e gravidez. O consumo regular de refrigerantes ou de café contendo açúcar também pareceu diminuir a qualidade do óvulo.
Entretanto, os detalhes completos do estudo ainda não estão disponíveis, e alguns especialistas questionaram os resultados. Ainda não se sabe se a idade avançada e a obesidade foram levadas em conta.
Outros fatores que podem prejudicar
Ambos os fatores podem afetar negativamente o sucesso das tecnologias de reprodução assistida, e a obesidade pode estar relacionada ao consumo excessivo de açúcar ou de refrigerantes dietéticos (na tentativa de controlar o peso).
“É difícil julgar este estudo a partir da pequena quantidade de informações disponíveis”, disse o Dr. Jackson Kirkman-Brown do Birmingham Women’s Fertility Center, que não estava envolvido no estudo. “No entanto, julgar apenas um componente da dieta isoladamente é difícil, pois pode refletir muitos outros desequilíbrios em uma dieta”.
Outros especialistas apontaram que os tipos de edulcorantes envolvidos, o tamanho das porções e a freqüência de consumo não foram detalhados pelos pesquisadores. Além disso, como os casais tendem a comer juntos, a qualidade do esperma do parceiro masculino também pode ser afetada por fatores que envolvem uma dieta compartilhada.
Catherine Collins, porta-voz da British Dietetic Association, considerou o estudo “interessante”, mas acrescentou que “não era mais do que um estudo observacional, do qual não podemos tirar conclusões”. Ela acrescentou: “Se você está ansiosa para engravidar, cortar o açúcar e o adoçante artificial de suas bebidas é uma contribuição positiva para a redução da ingestão de calorias e de açúcar no sangue.
Escrito por: Dra. Annabel Slater
Este artigo foi publicado originalmente em inglês pela BioNews, para ler o artigo original por favor acesse:
Artificial sweeteners may reduce fertility.